Os estudante da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, engrossam as fileiras dos protestos que começam a se despontar em todo país e no estado do Paraná. Através de um fórum realizado no ultimo dia 7 de Abril, nas dependências da Unioeste Campus de Marechal Cândido Rondon, os estudantes debateram sobre a necessidade de se organizar e lutar contra os cortes estaduais e nacionais anunciados nos últimos meses.
O corte estadual da verba de custeio das universidades vem nos ameaçando desde o final do ano letivo de 2010, quando os sindicatos e os estudantes se organizaram para barrar o corte que era anunciado pelo então governador Orlando Pessuti (PMDB), no entanto esse corte volta a nos ameaçar em 2011 com o governo de Beto Richa (PSDB), os cortes tende a ser uma catástrofe para as universidades estaduais, para Unioeste estimasse que o corte poderia ser em torno de 40,77% esse corte implicaria em setores da universidade que afetariam diretamente os estudantes, influenciando diretamente na questão da assistência estudantil já que a verba de custeio é aplicada para pagamentos dos estagiários e manutenção das bolsas, manutenção de RU ( que ainda não temos).
Outra reivindicação dos estudantes é a manutenção do Universidade Sem Fronteiras, que é o maior projeto de extensão do país. A verba dirigida ao USF correspondia a uma média 15 milhões ao ano, desde que foi criado em 2007 e o orçamento aprovado para esse ano é de 5 milhões ou seja uma queda significativa que afetará diretamente os estudantes quem tem projeto ligados ao Universidade Sem Fronteiras.
Quanto ao corte nacional, foi anunciado em fevereiro deste ano um corte de verba do MEC (Ministério da Educação) afetará de inicio as Universidades Federais, no entanto estudantes das universidades públicas estaduais também poderão sofrer as conseqüências desses corte pois muito dos projetos de pesquisa e extensão são realizados com verbas federais destinadas pelo MEC.
Para tanto os estudantes da Unioeste-MCR optaram pela mobilização, já iniciaram um abaixo assinado, e a organização para proliferação do movimento nas outras universidades estaduais, esse movimento já acontece em algumas universidades no ultimo dia 29/03 estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa fizeram uma passeata pelas principais avenidas da cidade para mostrar sua indignação e conscientizar os estudantes e a população sobre a importância de se lutar contra o corte da verba de custeio das universidades. A intenção dos estudantes da Unioeste e organizarmos uma marcha para Curitiba para entregarmos o abaixo assinado para o governador Beto Richa. Quanto ao corte federal nós estudantes da Unioeste nos somaremos a grandes mobilizações que já vem acontecendo em todo país, estudantes da UFFS (universidade federal fronteira sul) campus de erechim iniciou esse movimento, que alcançou maior visibilidade pautada na jornada de lutas da UNE (União Nacional dos Estudantes) que ocorreu entre os dias 21 a 25 de Março em todo país. Com mais de 5 mil estudantes nas ruas de Brasilia, protesto chamou a atenção da midia e toda a população, no dia 25/03, uma comissão de Estudantes juntamente com o presidente da UNE Augusto Chagas foi recebida pela Presidente Dilma no Palácio do Planalto onde entre as principias reivindicações era que o corte do orçamento do MEC não fosse realizado, também no ultimo dia 13/04 a Anel organizou um ato e protocolo um documento em defesa de 6 universidade.
E hora dos estudantes brasileiros e paranaenses se unirem contra os cortes de verbas!
Saudações Estudantis!
Direção DCE 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário