6 de junho de 2011

Diario de Mobilização II - Protesto e Debate Pró Restaurante Universitário (R.U)

Em nosso ultimo post, relatamos como seriam feitas realizadas as ações pela conquista do Restaurante Universitário para Unioeste campus de Marechal Cdo. Rondon como para outros campis, as ultimas semanas foram de intensas reuniões e mobilizações, por tanto nessa nova postagem contaremos como ocorreu a mobilização em Marechal, e as reuniões que se deram na seqüencia, trazendo promessas e esperanças para os estudantes da nossa universidade.  

Debate sobre Assistência Estudantil
No dia 16/05/2011 (terça-feira) foi realizado nas dependências da do Tribunal do Júri da Unioeste campus de Marechal Cdo. Rondon o 1° DCE Debate com o tema Assistência Estudantil, que contou com a presença do Secretário Geral da UPE (União Paranaense dos Estudantes) Camilo Vanni. O debate aconteceu em dois periodos  na parte da manhã e no periodo da noite alcançando um bom número de estudantes e proporcionando uma oportunidade de se colocar as dificuldades encaradas dentro da universidade em debate, os debates duraram em torno de 1 (uma) hora e meia cada um, a direção do DCE acredita que esse debate foi de suma importância para a construção do ato grandioso que se realizou-se no dia seguinte.

Debate com o Sec. Geral da UPE (União Paranaense dos Estudantes)

1º DCE Debate. Tema: Assistência Estudantil

Protesto!
Os estudantes da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, foram as ruas no dia seguinte exigindo da Reitoria ou "Interventoria" e das demais instâncias administrativas da universidade cobrar a implementação das políticas de Assistência Estudantil, focando no restaurante universitário, esse protesto contou com mais 200 estudantes que se concentraram inicialmente dentro do Saguão da universidade e depois se deslocaram até a frente da universidade da onde partiram em passeata pelas ruas da cidade, essa passeata durou aproximadamente 1 (uma) hora  e teve o seu término novamente em frente a universidade onde foi feita uma distribuição simbólica de Pão com Mortadela. Essa mobilização organizada pelo DCE teve adesão total dos centros acadêmicos ativos na Unioeste MCR com a APG (Associação dos Pós-Graduandos) e contou ainda com o apoio imprescindível da gloriosa e  furiosa bateria da Atlética de Direito que deu ritmo a manifestação com sua batucada.
O protesto dos estudantes foi amplamente  divulgado pela imprensa local que cobriu a concentração dos estudantes e a passeata.

 Passeata nas ruas de Rondon

Concentração dos Estudantes no Saguão da Universidade

 Os Estudantes Iniciando a Passeata

Galera da Organização do Ato: DCE's Rondon, Cascavel e a UPE

Confira nos links a repercussão do protesto do estudantes na imprensa:



Novamente no período noturno os estudantes se reuniram no saguão da universidade e com panelas e apitos  fizeram muito barulho reivindicando Restaurante Universitário para Unioeste, a manifestação seguiu com os discursos dos presidentes e diretores do DCE e dos Centros Acadêmicos, após o ato os estudantes trouxeram os pães com mortadela fazendo a distribuição simbólica  reivindicando das instâncias administrativas e do governo do estado a construção e manutenção de Restaurante Universitário na Unioeste.

 Concentração no Período Noturno

Galera Reunida

Semana de Reuniões
A partir desse ato o DCE iniciou um ciclo de reuniões ordinárias e extraordinárias para debater os próximos passos a serem dados, com a manifestação garantimos  uma reunião com a direção geral do campus que aconteceu no dia 27/06/2011 com a presença de três centros acadêmicos,a presença do DCE não foi possivel pois nesta da data os estudantes que participam dos DCE's dos cinco campis se reuniram em um momento histórico de mobilização estudantil em nossa universidade para a reunião com o lider da bancada do Paraná na câmara federal o Sr. Fernando Giacobo.

Na reunião com a direção de campus estiveram três centros academicos (História, Agronomia e Direito)e a APG que foram recebidos pelo diretor de campus Profº Davi Felix, nessa reunião foram consideradas as oportunidades de se ter um restaurante universitário em Marechal Cândido Rondon e foram apontadas algumas das possibilidades no entanto era necessário se fazer um estudo sobre o perfil sócio-econômico dos estudantes, tarefa essa que os estudantes presentes na reunião assumiram, novamente a responsabilidade "caiu no colo" dos estudantes, esse questionário já foi preparado por um estudante e passado em algumas salas de aula sem mesmo o DCE e os Centros acadêmicos que não puderam participar da reunião, também discutissem seu teor e as estratégias para um bom funcionamento.

Na reunião com reitoria  e com o deputado federal Giacobo,  foi discutida as questões de emenda parlamentar para equipar  cozinhas industriais, ou seja, nessa emenda não estaria contemplada  a construção dos restaurantes ficando essa a cargo da reitoria e das direções de campus. Essa reunião fica marcada como um momento histórico onde os representantes dos cinco campis da unioeste se reuniram em torno de uma pauta importantíssima para os estudantes da nossa universidade, os estudantes de Foz do Iguaçu e de Francisco Beltrão agora também se juntam a luta pelo R.U na Unioeste Já!

Confira no link abaixo as fotos da manifestação dos estudantes em Marechal Cdo. Rondon:

Nenhum comentário:

Postar um comentário